Crianças em luto

crianca luto comportamento psiquiatra rj Crianças em luto

Crianças que perderam alguém amado

 

Crianças que perdem pais, irmãos ou outras figuras de apego podem ter grande dificuldade em expressar seus sentimentos. Muitas vezes, a tristeza e a saudade tomam forma de agressividade na escola ou comportamentos regredidos.

Para piorar, não é incomum que crianças que perderam os pais sofram exclusão na escola, por parte das demais crianças e, às vezes, até bullying! Parece absurdo, não é? Mas acontece….é que a morte dos pais é tão assustadora que uma criança mais insegura pode precisar se defender desta ideia fazendo a que ficou órfã se parecer o mínimo possível com o grupo. É como se a criança órfão fosse uma ameaça, porque ela é uma lembrança constante de que os pais de um filho pequeno podem morrer. Então, é como se as outras crianças quisessem “fingir” que a que está em luto é diferente delas: “você perdeu seu pai (ou sua mãe) mas eu não vou perder. Isso aconteceu com você porque você é diferente (mau, feio, burro, gordo ou qualquer outro adjetivo que, na cabeça da criança, seja “ruim” e, portanto, merecedor de um castigo assim).

Por todas essas razões, a terapia do luto pode ser extremamente útil para as crianças e adolescentes.

O que fazer com a criança enlutada nas datas comemorativas como dia das mães e dos pais? Leia clicando aqui.

Perdi meu marido/minha esposa e não sei o que fazer com meus filhos!

Pode ser que você seja mãe, pai ou cuidador de uma criança que perdeu alguém amado. Pode ser que você próprio esteja enlutado, como, por exemplo, se você perdeu seu marido e agora tem que lidar com a dor da morte do seu marido e ainda ajudar a criança a lidar com a dor de ter perdido o pai. É natural que você esteja extremamente estressada e triste e que isso a deixe mais confusa e menos disponível para ajudar seu filho da forma que você gostaria. Outra situação comum é a do casal que perde um dos filhos e fica deprimido demais com a perda para dar ao filho que ficou vivo todos os cuidados que gostaria de dar. Muitos sentimentos de culpa podem acontecer nessa situação. Tudo isso é esperado. Se você se encontra nessa situação, a terapia do luto pode ser muito útil para você.

Desenvolvido por WebProfissional