A criança de 3 a 5 anos (pré-escolar)

passos para impor limites crianca A criança de 3 a 5 anos (pré escolar)

As crises de birra começam a diminuir

Nesta fase, a criança desenvolve rapidamente as funções intelectuais, ampliando muito seu vocabulário. Seu círculo social também aumenta muito, especialmente ele entra na creche. A criança desta idade costuma ser muito curiosa e fazer muitas perguntas: é a famosa fase do “porquê?”.

As crises de birra devem começar a rarear! (ufa…)

 Agora, além de se relacionar com os pais e parentes mais próximos, ele/ela gosta de socializar com outras crianças e adultos. A fantasia é parte essencial desta fase: bonecas e ursinhos de pelúcia podem assumir grande importância para a criança, que pode querer leva-los para cima e para baixo e dormir com eles. As diferenças entre meninos e meninas começam a ficar mais marcadas e eles podem começar a preferir a companhia de outros do mesmo sexo.

Aos 3 anos, seu filho já deve ser capaz de se vestir com a sua ajuda e, aos cinco, sozinho (o que não quer dizer que ele possa escolher sem ajuda o que vestir, pois noções de frio e calor ainda estão sub desenvolvidas!). Nesta fase, ele começa a interagir mais com as outras crianças durante as brincadeiras e vai preferir brincar em grupo do que sozinho.

Problemas comuns nas crianças de até cinco anos são: crises de birra muito intensas e frequentes, timidez excessiva que prejudique a socialização, dificuldades para dormir e comer, ansiedade de separação dos pais e agressividade (como mordidas e puxões de cabelo). 

Desenvolvido por WebProfissional