A criança de 6 a 10 anos

Escolares A criança de 6 a 10 anos

Aos seis anos, a criança em geral já está na escola. É a época em que se inicia a alfabetização e se adquire as primeiras noções de matemática. Ele ou ela já tem bem definida sua identidade como menino ou menina, mas a sexualidade está em uma fase latente, “adormecida”.

Professores e os colegas de escola começam a ter maior importância na sua vida.

Dificuldades que merecem atenção nesta fase incluem: medos inexplicados e intensos demais, pesadelos constantes, desobediência, ansiedade e vergonha ou dificuldade de lidar com o outro.

Embora mais “desapegada” fisicamente dos pais, a criança desta idade ainda precisa de muito carinho e contato físico!

Ela também vai precisar de doses maiores de atividade física para “gastar” sua energia e continua precisando dormir bastante: no mínimo onze (crianças de 6 a 8 anos) a dez horas por noite ( a partir de 9 anos).

Comece desde já a deixar claras as regras da família, especialmente a partir dos oito ou nove anos, instruindo seu filho sobre possíveis perigos, como o de usar drogas, beber álcool, fumar ou deixar um adulto ou criança maior tocar uma parte íntima do seu corpo. Não tenha medo de conversar sobre esses assuntos com seu filho! Usando uma linguagem adequada e mantendo a calma, vá falando, aos poucos, sobre possíveis situações de risco que ele possa vir a enfrentar e o oriente a como se livrar delas. Incentive-o a dividir os problemas com você, deixando-o seguro de que você terá como ajuda-lo. 

Desenvolvido por WebProfissional