10 Dicas simples para não engordar

 

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1. Coma frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia;

2. Consuma feijão pelo menos quatro vezes por semana;

3. Evite alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras;

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Frituras devem ser evitadas

4. Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango;

5. Nunca pule refeições: faça três refeições e um lanche por dia. No lanche, escolha uma fruta;

6. Evite refrigerantes e salgadinhos de pacote;

7. Faça as refeições com calma e nunca na frente da televisão;

8. Aumente a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar;

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Mexa-se sempre!

9. Suba as escadas ao invés de usar o elevador, caminhe sempre que possível e não passe longos períodos sentado assistindo à TV;

10. Acumule trinta minutos de atividade física todos os dias.

 * FONTE: Mendonça C, Anjos LA. Cad. Saúde Pública 2004, 20(3):698-709.

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Juliana Garbayo

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Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


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