A luta contra o vício – por Mike TYson

images 1 A luta contra o vício   por Mike TYson

Mike Tyson pode ter tido uma vida conturbada, mas deu um show de lucidez e sabedoria nesta entrevista, em que falou claramente sobre seu vício em drogas.  Se você mesmo ou alguém que você ama sofre com a dependência química,  não deixe de ler essa entrevista dele ao NY Times.

Vale por uma aula, por estes pontos:
1 – “Aprendi que estar sóbrio é mais do que simplesmente evitar as drogas e o álcool. Trata-se de um estilo de vida cujo foco está em fazer escolhas morais, trazendo para o primeiro plano as coisas que fazem a vida valer a pena.” Um conceito difícil de entender para quem não lida com a dependência: a recaída começa antes do primeiro gole ou do primeiro ” teco”. No momento em que você começa a mentir para a sua família ou a inventar desculpas para si mesmo, você já recaiu. 
2 – Sentimentos negativos, como a raiva, podem favorecer recaídas, mas, para quem luta contra o vício, até sentimentos felizes são perigosos. Aprenda o que te deixa em risco e assuma a responsabilidade pelos seus atos. 
3- Quem abusa de álcool e drogas, vive cercado pelo que ele chama de “abutres ” – pessoas tóxicas que estão interessadas na farra que você proporciona : no seu dinheiro, nas rodadas que você paga, no sexo fácil, na desorganização da sua vida. Elas querem você exatamente como está: bêbado e/ou drogado. Seus verdadeiros amigos são outros. Aprenda a diferenciar.
4 -Prometer mudar é facílimo, mudar não é difícil, manter a mudança são outros quinhentos.. Comprometa – se com todas as fases. 
5 – Teve um lapso e recaiu ? Pare de se fazer de vítima, sentir pena de si mesmo e se afundar na auto comiseração. Analise porque recaiu e retorne imediatamente à sua luta.

Leia a entrevista completa: A luta contra o vício

Artigos Relacionados:

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicas

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional