Conheça o homem mais feliz do mundo e suas dicas para alcançar a felicidade

O HOMEM MAIS FELIZ Conheça o homem mais feliz do mundo e suas dicas para alcançar a felicidade

Monge budista Ricard: o homem mais feliz do mundo

Quem é a pessoa mais feliz do mundo?

A resposta é: Matthieu Ricard, um monge francês que vive no Himalaia, Nepal. Pelo menos foi o que se concluiu depois de um estudo conduzido pela Universidade de Winconsin, nos Estados Unidos (EUA).

A pesquisa queria estudar os benefícios da meditação e, para isso, avaliou doze voluntários, entre eles, Ricard. Todos contavam com longa experiência em práticas meditativas – mais de 10 mil horas de meditação, segundo o monge. Os participantes foram submetidos a diversos exames para avaliar imagem e atividade elétrica cerebrais. Os resultados mostraram que o grupo apresentava um alto nível de ondas gama - associadas a estados de consciência ampliada e profunda concentração – nas áreas cerebrais relacionadas a emoções positivas como felicidade e alegria. Nas partes do cérebro mais associadas a estados de ansiedade e frustração, as ondas não foram detectadas. Embora maior atividade gama pareça ser uma característica comum a todos os meditadores experientes, Ricard se destacou dos demais participantes e “estourou” o limite máximo de felicidade previsto. A escala de felicidade, usada no estudo em questão – e testada em centenas de outras pessoas – ia de um mínimo de felicidade, +0.3, ao máximo de -0.3. Matthieu Ricard atingiu -0.45 pontos!

A partir daí, um jornal britânico e um documentário austríaco contribuíram para torna-lo famoso como  “a pessoa mais feliz do mundo”. 

Mas quem é ele?

Além de monge budista, Ricard é escritor e fotógrafo, filho de um filósofo e uma pintora franceses. Vive em um monastério com cerca de 300 outros monges budistas. O lugar conta com uma clínica social que presta  assistência médica e odontológica à população local por preços simbólicos.

images Conheça o homem mais feliz do mundo e suas dicas para alcançar a felicidade

E que dicas ele dá para alcançarmos a tão sonhada felicidade?

“Na busca da felicidade, geralmente olhamos para fora, procuramos elementos externos e queremos possuir bens materiais. Quando as coisas vão mal, queremos corrigir externamente. Mas o controle que temos dos elementos exteriores é limitado e ilusório. Apenas uma porção pequena da felicidade, digamos entre 10% e 15%, relaciona-se com condições externas. Certamente, é mais difícil ser feliz se não ultrapassamos o estado de miséria. Uma boa educação, ter acesso à informação ou viajar ajudam. A genética também entra nessa equação: cerca de 25% de nosso potencial parece ser determinado por nossos genes. Mas tudo isso não é o suficiente para um indivíduo alcançar a felicidade. Os restantes 60% ou mais dependem do nosso estado mental. É a mente que traduz as condições externas em felicidade.”

E onde entra a meditação?

yoga rio de janeiro rj jardim botanico Conheça o homem mais feliz do mundo e suas dicas para alcançar a felicidade

A meditação traria benefícios para a mente

Os benefícios da meditação para a felicidade seriam fruto da maior tranquilidade e paz de espírito que a prática traria. Mas não só isso, segundo Ricard. Ele insiste que a chave da felicidade não está apenas em erradicar o sofrimento trazido pelos sentimentos negativos, como o rancor, o egoísmo, o ódio, a inveja ou o orgulho, mas também em ativamente desenvolver sentimentos mais positivos, como amor, aceitação, tolerância, capacidade de perdoar e compaixão.

“Parte de treinar a mente está em amar os outros, preocuparmo-nos com os outros, dar aos outros e aí a felicidade será conjunta. Dar e receber é uma bola de neve. Mas atenção: preocuparmo-nos conosco, gostarmos de nós, é importante. Só não pode é ser feito de forma narcísica.”

Certamente, seguir os conselhos acima não faz mal nenhum….que tal começar a tentar?

Artigos Relacionados:

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicas

Responda para Conheça o homem mais feliz do mundo e suas dicas para alcançar a felicidade

  1. joel rufino dos santos

    Estou de acordo, basicamente, com os “conselhos” do monge para ser feliz, inclusive a prática da meditação. Eu, por exemplo, atribuo minha felicidade à minha mente dialética (o positivo se transforma em negativo e vice-versa).

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional Até Jan 2014.