O que é o sono REM? O que acontece enquanto sonhamos?

sono rem o que sonhamos O que é o sono REM? O que acontece enquanto sonhamos?

SONO REM

O que acontece enquanto sonhamos?

O que é o sono REM?

Como fazer para se lembrar dos sonhos?

O sono normal passa por várias etapas ao longo da noite, desde o sono mais leve que temos logo que adormecemos até o sono pesado onde acontecem os sonhos. São 5 estágios diferentes, que socorrem várias vezes ao longo da noite.
Uma dessas fases é o sono REM, descoberto em 1953 por dois pesquisadores (Aserinsky e Kleitman). Eles observaram que havia um estágio do sono no qual nossos olhos se mexiam muito rapidamente, daí o nome REM, abreviação de rapid eye movements (movimentos oculares rápidos). Neste estágio, o corpo fica “mole” com a diminuição global do tônus muscular. É nesta fase que ocorrem os sonhos. O sono REM acontece de 5 a 6 vezes durante a noite, em intervalos de cerca de 90 minutos.
Nesta fase, é muito difícil acordar a pessoa que está dormindo. Porém, se fizermos um eletroencefalograma na pessoa nesta fase, veremos ondas cerebrais muito parecidas com as de quem está acordado! Outra contradição deste estágio do sono é que, apesar do tônus muscular estar muito diminuído, ocorrem movimentos bruscos e até emissão de sons ou palavras! Por causa dessas contradições, o sono REM também é chamado de sono paradoxal.
Apesar de estarmos dormindo, a atividade cerebral durante o sono REM é maior até do que a de quando estamos acordados – ou seja, sonhar é um trabalho e tanto para o cérebro!

como lembrar do sonho O que é o sono REM? O que acontece enquanto sonhamos?

Por que às vezes nos lembramos dos sonhos e às vezes não?

Só sonhamos na fase REM e ela acontece de 5 a 6 vezes à noite. Então, porque não lembramos de todos os sonhos?
Isso acontece porque o cérebro só consegue reter um sonho na memória consciente quando a pessoa acorda ou durante o sonho ou até cerca de dez minutos depois dele terminar. Por isso, é mais provável que a gente se lembre apenas do último sonho, e mesmo assim, só se acordamos logo depois dele pela manhã. Mas quem acorda várias vezes durante a noite também pode se lembrar dos sonhos das fases REM do meio da madrugada….

Para ter bons sonhos, mantenha um horário regular para dormir e acordar, deixe seu quarto escuro, confortável e silencioso, evite o álcool e não coma demais antes de ir para a cama! Veja outras dicas sobre como dormir bem aqui e bons sonhos…

Movimento dos olhos no sono REM:

Artigos Relacionados:

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicas

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional Até Jan 2014.