Você e seu parceiro falam a mesma linguagem do amor?

linguagem do amor Você e seu parceiro falam a mesma linguagem do amor?

Linguagem do Amor

Para o conselheiro de casais Gary Chapman, assim como os seres humanos falam diferentes línguas, as pessoas expressam o amor em diferentes linguagens. Um alemão e um francês que conheçam cada qual apenas o seu próprio idioma, podem até conseguir uma comunicação através de gestos e desenhos, mas ela será inevitavelmente difícil e limitada. Da mesma forma, dois amantes que falem linguagens diferentes de amor, se não aprenderem a linguagem do outro, terão grandes dificuldades de interação. Existem inúmeros dialetos do amor, mas eles se agrupam em cinco grandes linguagens: palavras, toque físico, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes.

Palavras de amor:

Elogie quem você ama, na frente dele ou pela costas mesmo: certamente ele ficará sabendo o que você disse a seu respeito. Agradeça quando ele ou ela fizer algo por você. Incentive os planos do seu parceiro. Diga palavras gentis. Não dê ordens: nenhum adulto manda no outro. Ao invés de exigir, peça.

casal carinho amor Você e seu parceiro falam a mesma linguagem do amor?

Toque físico:

Abrace, beije, faça carinho, fique de mãos dadas, sente do lado, faça amor com seu parceiro. Entenda que muitas pessoas, especialmente os homens, têm mais facilidade em expressar amor com o toque do que com palavras.

Tempo de qualidade:

Invista seu tempo no seu parceiro, mas com atenção integral a ele. Sentar no sofá e ver televisão juntos não é tempo de qualidade. Olhe nos olhos dele(a), se interesse pelo seu dia, converse, observe realmente, esteja disponível. Levar a pessoa para jantar e passar a noite olhando o celular, nem pensar!

Atos de serviço:

Há pessoas que gostam de expressar e receber amor fazendo coisas práticas pelo outro: aceite e faça estes favores se esta for a linguagem do seu cônjuge. Ajude com a limpeza da casa, com as compras, com os consertos domésticos e outras tarefas do dia a dia.

Presentes:

Presentear significa que você lembrou da pessoa, gastou seu tempo pensando no que a agradaria, procurou o artigo, encontrou e quis agradá-la. O valor monetário do presente pouco importa: o importante é o cuidado que ele representa. Observação: sua presença física em momentos críticos é um grande presente.

 Leia também:

Casais em crise

10 Dicas simples para superar a rotina sexual

Conta-corrente do amor: Como fazer a sua ter saldo

Artigos Relacionados:

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicas

2 Respostas para Você e seu parceiro falam a mesma linguagem do amor?

  1. germano augusto fortuna

    Juliana achei muito bom o conteúdo.Acrescento apenas um comentário que acho importate: O amor tem linguagem universal e é pleno em generosidade.
    Bjs.
    Germano

  2. Juliana Garbayo

    É verdade, Germano! Muito bem lembrado…um abraço!

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional Até Jan 2014.