Você está bebendo de forma segura? Teste aqui.

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Alguns dizem que uma ou duas taças de vinho fazem até bem à saúde, mas outros já consideram este consumo diário um exagero. Como saber qual o limite aceitável de uso de álcool? O que você bebe está dentro do limite “seguro”? Você tem problemas com o álcool? Faça o teste e descubra.

O risco de desenvolver problemas relacionados ao  álcool só pode ser considerado nulo para quem não bebe nada. Mas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde e o da National Institute os Alcohol abuse and Alcoholism (NIAA< um “braço” do ministério da saúde dos EUA), homens podem, com baixo risco para a saúde, beber até 14 doses de etanol por semana e, mulheres, sete.

O que isso significa na prática?

Considera-se cada 14g de etanol como uma dose de álcool.

Assim, uma dose tem tamanhos diferentes dependendo do teor alcóolico da bebida em questão.Uma dose equivale a 40ml de destilados (vodka e whisky, por exemplo), 150 ml de vinho ou uma latinha ou long neck de 350ml de cerveja.

Portanto, um homem adulto poderia beber até 2 latas de cerveja por dia e, uma mulher, a metade desta quantidade.

O consumo de álcool acima destes limites faz mal à saúde e, uma em cada quatro pessoas que ultrapassam este nível vai ter problemas psiquiátricos relacionados ao álcool (uso nocivo ou dependência química).

Mas há exceções: estes limites são saudáveis em adultos sem doenças, que não usem medicamentos psicotrópicos e em mulheres que não estejam grávidas. Nestas condições, os limites acima não se aplicam!

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Nâo bebo durante a semana. Então, vou economizar minhas quatorze doses e beber sete na sexta e sete no sábado, tudo bem?

Não!! O limite máximo é de 14 doses distribuídas ao longo da semana, mas nunca excedendo 4 doses em um mesmo dia para os homens e 3 para as mulheres. Portanto, mesmo que você não beba durante a semana, não pode consumir mais de 4 doses (homens) ou 3 (mulheres) em uma única ocasião, porque isso já caracteriza um bebedor pesado e traz consequências negativas ao organismo.

Então, se você vai beber, lembre-se de se manter dentro dos limites acima e ainda:

– evitar operar máquinas perigosas, como as de corte

- não dirigir

-beber devagar, intercalando as doses com quantidades maiores de água

- nunca beber com o estômago vazio: isso irrita a mucosa gástrica e acelera a absorção do álcool

Outras dicas úteis, algumas retiradas do NIAA e do site do Hospital Israelita Brasileiro, incluem:

- Tente entender porque você bebe, principalmente nos dias em que exagera. Se você está bebendo para parar de pensar em um problema, para conseguir interagir em um bar, relaxar ou conseguir dormir, é possível que você tenha algum problema psiquiátrico ou psicológico que possa ser resolvido com tratamento especializado.

Se você está preocupado com o quanto vem bebendo, ou se seus amigos ou familiares tem chamado sua atenção para este fato, as seguintes medidas podem ser úteis:

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- Saiba o quanto você bebe: Registre em algum lugar quantas doses consumiu. Só assim você terá uma ideia do quanto realmente consome.

- Não tenha bebida alcoólica em casa.

- Fique alguns dias sem beber. Se você não conseguir ficar um dia sem ingerir álcool, algo provavelmente está errado.

- Faça uma lista com os motivos pelos quais você deveria beber menos

- Procure a companhia de amigos que não bebem. Se isso for impossível, expique aos seus amigos que você quer ficar longe do álcool por um tempo. Se preciso, diga que está fazendo um tratamento qualquer e que o médico contra-indicou bebidas alcóolicas por um tempo. Aqueles que se preocupam com você vão te apoiar.

– Pense no que você gostava de fazer quando bebia menos; se abandonou atividades prazerosas, retome-as. Procure um esporte ou atividade fisica que te agrade e volte ou comece a praticá-lo. Pense em algo que você queira mas no momento não pode adquirir: economize o dinheiro da bebida para este fim

– Lembre-se que o álcool diminui a performance sexual do homem, atrapalha o sono e engorda!

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Cada grama de álcool contém 7 calorias – portanto, a cada dose de etanol puro, você consome 100 calorias. Isso sem contar o açúcar, as frutas e os sucos que podem acompanhar o drink.

Atenção mulheres: álcool engorda e faz mais mal para nós do que para os homens!

As mulheres ficam “altas” mais rápido, primeiro porque tanto o volume corporal como seu fígado são menores e, depois, porque uma das principais enzimas que metabolizam o álcool tem ação menor no organismo feminino.  Por isso, atenção dobrada: bebendo o mesmo que seu namorado ou marido, seu organismo vai sair mais prejudicado do que o dele!

Por ser uma substancia tóxica, o álcool tem prioridade no metabolismo hepático, ou seja, é como se ele “furasse a fila” na frente de outras substâncias e medicamentos na hora de passar  pelo fígado. Entre outras consequências, isso diminui a oxidação das gorduras, que se acumulam….e ainda aumenta a secreção de cortisol, que acaba fazendo com que essas gordurinhas extras sejam armazenadas no abdome! Todo o descontrole metabólico e hormonal resultantes do uso crônico de mais de duas doses diárias de álcool  aumentam o apetite e o ganho de peso, independente do tipo de bebida consumida. *

A seguir você encontrará um pequeno teste baseado no CAGE, questionário usado para fazer uma triagem de pessoas com problemas com a bebida. 

Leia as perguntas abaixo com cuidado e responda, com sinceridade, sim ou não.

1. Você já tentou diminuir ou cortar a bebida?

2. Você já ficou incomodado ou irritado com outros porque criticaram seu jeito de beber?

3. Você já se sentiu culpado por causa do seu jeito de beber?

4. Você já teve que beber para aliviar os nervos ou reduzir os efeitos de uma ressaca?

Se você respondeu sim a duas ou mais perguntas, é possível que tenha problemas com o álcool. Procure um especialista em psiquiatria para ser adequadamente avaliado.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre o uso de álcool

* Relação entre consumo de bebidas alcoólicas por universitárias e adiposidade corporal. Amanda Bertolini de Jesus Silva et al. J Bras Psiquiatr. 2011;60(3):210-5.

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Juliana Garbayo

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Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicas

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