Bulimia Nervosa

bulimia nervosa Bulimia Nervosa

Bulimia Nervosa

 

A bulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de compulsão alimentar seguidos por tentativas de minimizar o efeito dessa compulsão sobre o ganho de peso.Essa tentativa de compensação pode acontecer de duas formas:

- Por meios purgativos, como provocar o vômito, se exercitar por horas ou usar laxantes e diuréticos.

- Por meios restritivos: a pessoa fica horas ou dias sem comer ou comendo muito pouco, em uma tentativa de “zerar” as calorias a mais ingeridas durante a compulsão alimentar.

A maioria dos pacientes é do sexo feminino, mas a Bulimia Nervosa também atinge os homens.

Há uma preocupação exagerada com o peso corporal, e pode existir uma distorção da imagem corporal, com a pessoa se achando mais gorda do que realmente é. Em geral, no entanto, essa distorção não é tão grave como a que ocorre na Anorexia Nervosa e pacientes com bulimia não costumam ficar tão magros e desnutridos como os que sofrem de anorexia nervosa.

Algumas pacientes com Bulimia Nervosa também sofrem de instabilidade emocional e impulsividade em outras áreas da vida; muitas também preenchem critérios para o TRANSTORNO DE PERSONALIDADE EMOCIONALMENTE INSTÁVEL, também conhecido como Transtorno Borderline de personalidade.

 Foto: depositphotos / domencolja

Artigos Relacionados:

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Dicionário

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional Até Jan 2014.