Bulimia Nervosa
A bulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de compulsão alimentar seguidos por tentativas de minimizar o efeito dessa compulsão sobre o ganho de peso.Essa tentativa de compensação pode acontecer de duas formas:
- Por meios purgativos, como provocar o vômito, se exercitar por horas ou usar laxantes e diuréticos.
- Por meios restritivos: a pessoa fica horas ou dias sem comer ou comendo muito pouco, em uma tentativa de “zerar” as calorias a mais ingeridas durante a compulsão alimentar.
A maioria dos pacientes é do sexo feminino, mas a Bulimia Nervosa também atinge os homens.
Há uma preocupação exagerada com o peso corporal, e pode existir uma distorção da imagem corporal, com a pessoa se achando mais gorda do que realmente é. Em geral, no entanto, essa distorção não é tão grave como a que ocorre na Anorexia Nervosa e pacientes com bulimia não costumam ficar tão magros e desnutridos como os que sofrem de anorexia nervosa.
Algumas pacientes com Bulimia Nervosa também sofrem de instabilidade emocional e impulsividade em outras áreas da vida; muitas também preenchem critérios para o TRANSTORNO DE PERSONALIDADE EMOCIONALMENTE INSTÁVEL, também conhecido como Transtorno Borderline de personalidade.
Foto: depositphotos / domencolja
Artigos Relacionados:
Juliana Garbayo
Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)