Salvem os Homens

Salvem os homens save the males suicidio Salvem os Homens

Já pensaram se 5 baleias encalhassem na nossa costa todos os dias? Certamente essa notícia seria bombástica! Mas e se disséssemos que 25 homens se matam por dia no Brasil? O que acham desse dado ser pouco falado? Uma campanha australiana usou essa interessante comparação, fazendo um trocadilho com Save the males (salvem os homens) no lugar de Save the whales (salvem as baleias). Isso porque a taxa de suicídio entre homens na Austrália é de 5 por dia (5 vezes menos do que a nossa)…Preocupante, né? Alguns dos principais fatores de risco para o suicídio, além de pertencer ao sexo masculino, são: idade entre 15 e 35 anos ou superior a 60 anos, alcoolismo, ser solteiro, ter algum distúrbio psiquiátrico ou internação psiquiátrica prévia e estar no seu 1º episódio depressivo.

 save the males Salvem os Homens

Mas a dica mais importante é: se você conhece alguém que acha que está em risco de suicídio, e principalmente, se ele se encaixa nos fatores acima, não deixe de abordar o tema com a pessoa!

Perguntar se ele está pensando em se matar NÃO aumenta as chances de que ele venha a fazer isso, pelo contrário. Oferecer ajuda pode impedir um plano suicida de virar um suicídio consumado! Ofereça ajuda e agende uma consulta com um psiquiatra de confiança. Isso salva vidas!

 

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Suicício

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional