Descubra como parar de Fumar

como parar de fumar tabagismo destaque Descubra como parar de Fumar

Dicas de como parar de fumar

 

O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doença,
incapacidade e morte prematura.

 

Descubra agora como parar de fumar.

Por que as pessoas fumam?

 

Para obter alguns efeitos da nicotina como sensação de prazer e aumento do estado de vigília e para evitar os sintomas desagradáveis da abstinência (fissura, depressão, insônia, irritabilidade, ansiedade, aumento do apetite e dificuldade de concentração). Como os malefícios do cigarro são conhecidos por todos e há cada vez mais restrições para os fumantes, muitos já nem sentem mais tanto prazer em fumar, mas não conseguem largar por não suportar os efeitos da abstinência.

 

Quanto tempo vai durar a síndrome de abstinência? 

 

Os sintomas de abstinência atingem o pico em 1 a 2 dias após a pessoa parar de fumar. Após 3 a 4 semanas, estes sintomas diminuem muito, o que é uma excelente notícia! Entretanto, o desejo de fumar e o aumento do apetite podem persistir por bastante tempo em algumas pessoas.

 

É verdade que vou engordar se parar de fumar?

Um pequeno ganho de peso pode até acontecer em algumas pessoas, mas não é regra. Há quem não ganhe peso nenhum ao deixar o tabagismo; outros que podem aumentar dois ou três quilos nas semanas seguintes; este aumento de peso é pequeno e tende a ser perdido em pouco tempo, já que os benefícios de parar de fumar superam em muito o ganho destes quilinhos extras! Como você se sentirá mais bem disposto e provavelmente seu médico indicará exercícios físicos inclusive como forma de contornar a ansiedade, não se preocupe, se você estiver entre aquelas pessoas que acabam ganhando um ou dois quilinhos, eles logo serão perdidos! As medicações atualmente utilizadas para ajudar na abstinência também ajudam a controlar um eventual ganho de peso, portanto, converse com seu médico se o medo de engordar está te impedindo de decidir parar.

como parar de fumar tabagismo Descubra como parar de Fumar

Por que eu pararia de fumar?

 

Existem inúmeras razões, abaixo listamos 10: 

1- Porque ao fumar você está colocando para dentro do seu corpo mais de 4.000 (isso mesmo, quatro mil) substâncias químicas, muitas das quais são cancerígenas.

2- Porque os fumantes têm uma taxa de mortalidade 70% maior do que os não fumantes

3- Porque os fumantes têm pior desempenho em exercícios físicos, pior imunidade,
cicatrização mais lenta de feridas, mais úlceras estomacais, doenças pulmonares, do coração e
acidente vascular cerebral (“derrame”) do que os não fumantes

4- Porque fumar aumenta em 2-4 vezes o risco de morte súbita cardíaca

5- Porque mais de metade dos fumantes vão morrer por causa do cigarro

6- Porque o cigarro é responsável por mais de 30% dos casos de câncer. Fumar causa câncer de pulmão, laringe, boca, faringe, esôfago, bexiga, rins, pâncreas, estômago e colo do útero. Pode ainda estar associado a câncer de pele, ânus, vulva e a leucemia.

7- Mulheres que fumam demoram mais a engravidar, sofrem mais perdas fetais (abortos) e os bebês têm maior risco de morrer no parto e nos dias seguintes ao nascimento. O cigarro durante a gravidez ainda pode afetar o desenvolvimento físico e mental da criança!

8- Porque fumar enfeia, causa rugas precoces, causa mau-hálito, deixa as roupas e os cabelos com cheiro ruim, causa osteoporese e menopausa precoce nas mulheres

9- Porque fumar está associado a disfunção sexual e dificuldade de ereção nos homens 

10- Porque se você fuma dentro de casa seus filhos têm maior risco de doenças respiratórias, infecções do ouvido e comprometimento pulmonar.

E se eu fumar cigarros “light”, com menos alcatrão e nicotina? 

Infelizmente, a diferença para a saúde é praticamente zero. Muitas pessoas que trocam de cigarros mais fortes para outros mais suaves acabam fumando mais ou então tragam mais frequente ou profundamente, o que pode, na verdade, agravar os danos à saúde.

 

Eu fumo há muitos anos, ainda adianta parar?

Claro que sim! Poucos dias depois de parar de fumar, seu olfato e gustação vão melhorar. Um ano depois, você já tem um risco muito menos de enfartar. Após 15 anos de abstinência, sua taxa de mortalidade é praticamente idêntica a de uma pessoa que nunca fumou! Mulheres que param de fumar no início da gravidez têm bebês com peso normal.

 

Eu já parei várias vezes, mas sempre acabo voltando, sou um caso perdido…

 Alguns ex-fumantes podem ter recaídas, isto não é motivo para desistir! Há pessoas que tentam quatro a cinco vezes parar antes de conseguir definitivamente. Portanto, se ainda não deu certo para você, não desista! Provavelmente você apenas não encontrou ainda o método de parar que funciona melhor para você. Procure ajuda especializada.

Existe tratamento medicamentoso para o tabagismo?

Sim, existem remédios que aumentam bastante a chance de o fumante conseguir parar, diminuem os sintomas de abstinência e evitam recaídas, mas só podem ser prescritas por um médico.

Fotos: Depositphotos / Alex_L e ruzanna

Juliana Garbayo

facebooktwitterlinkedin

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Tabagismo

2 Respostas para Descubra como parar de Fumar

  1. marli cotrim gomes

    eu naõ consigo parar de fumar. ja tentei c/ remedios s/ remedios só muito nervosa, e o cigarro mim acalma só pode porque na hora só o enorme vicio serve, mim ajudem pelo amor de deus, tenho 2 filhos de 4 anos eu quero ver crecer, grata!!!!

  2. Juliana Garbayo

    Olá, Marli! O primeiro passo é querer parar, então, você já está no caminho certo! Pelo que entendi, você está muito preocupada com o mal que o cigarro pode fazer à sua saúde, principalmente pelo medo de adoecer e não estar disponível para os seus filhos. Ao invés de ficar desesperada, tente usar este amor que você sente pelos seus filhos como motivação para parar! Realmente, nos primeiros dias depois de parar de fumar, a pessoa pode se sentir mais nervosa, mas esse nervoso vai melhorar em poucas semanas, fique tranquila! Além disso, há medicações que podem ajudar a diminuir essa ansiedade e reduzir a vontade de fumar. Marque uma consulta com um psiquiatra de sua confiança. Caso deseje agendar uma consulta para conversarmos melhor, o telefone para agendamento é (2017: Agenda Cheia). Um abraço!

Adicione um comentário

Se você deseja ajuda, por favor entre em contato conosco, consultório de Psiquiatria RJ:

Dra. Juliana Garbayo Psiquiatra RJ - Telefone: (21) 99780-4339 Copacabana - Rio de Janeiro
Desenvolvido por WebProfissional