Terapia Cognitivo Comportamental: O que é e como funciona?

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Mudando a forma de pensar, podemos mudar emoções negativas

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tipo de terapia que tem se mostrado mais eficaz no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, pânico, fobia social, fobias, compulsões e adições (vícios). Mas o que é a TCC? Em que ela é diferente das demais terapias?

Aaron Beck era um psiquiatra e psicanalista que lecionava como professor na University of Pensilvania, no início da década de 60.

Observando seus pacientes deprimidos, ele observou que pensamentos negativos e crenças distorcidas pareciam ser um aspecto central no discurso destes pacientes.

Desenvolveu então um tratamento de curta duração cujo principal objetivo era identificar e questionar a veracidade dessas crenças.

Para Beck, o que vinha primeiro na depressão era uma forma negativa de interpretar os acontecimentos. Ao interpretar eventos neutros de forma negativa, o paciente se sentia triste e desconfortável e, a partir daí, agia de forma a perpetuar essa depressão, com comportamentos depressivos (como ficar na cama o dia inteiro).

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A TCC nos ensina técnicas para melhorar nosso humor através da reestruturação da forma de processar informações

 Exemplificando, digamos que João, ao ser chamado atenção pelo seu chefe, teve o seguinte pensamento automático: “Eu faço tudo errado mesmo. Sou um fracassado.” A partir daí, passou o dia todo desanimado e quieto na sua mesa (reagiu com um comportamento depressivo e se isolou).

Neste caso, o paciente deixou de considerar outras variáveis (o chefe podia estar sendo exigente demais) e fez uma generalização (“eu faço TUDO errado” ao invés de “eu não fiz ESTE trabalho da forma que meu chefe gostaria que eu tivesse feito”.)

Além disso, ele concluiu automaticamente que, por ter cometido uma falha no trabalho, ele era “um fracasso”. 

Se este paciente conseguisse pensar de forma mais funcional, ele perceberia que ter frustrado uma expectativa de seu chefe não significa que ele faz tudo errado e, muito menos, que é um fracassado. Não teria se sentido tão decepcionado e envergonhado e não teria tido a atitude de passar o dia isolado na sua mesa de trabalho.

Beck acreditava, portanto, que, se conseguisse mudar os pensamentos negativos das pessoas com depressão, conseguiria melhorar o humor e o comportamento delas. Esse tipo de terapia foi denominada terapia cognitivo-comportamental (TCC).

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Podemos aprender a analisar os pensamentos para que eles funcionem a nosso favor

CRENÇAS QUE NOS FAZEM SOFRER 

Começando na infância, as pessoas desenvolvem algumas crenças sobre si mesmas, os outros e o mundo. Essas crenças são extremamente arraigadas, de tal forma que a pessoa as aceita como verdades absolutas e nunca as questiona. Uma vez que essas crenças estejam estabelecidas, a pessoa tende a focalizar tudo o que comprova essas crenças e a descartar ou desconsiderar qualquer evidência que as contradiga.

 Essas crenças se dividem em 3 grandes grupos:

 1-      Crenças de desamor (ninguém nunca vai me amar, não sou bom o bastante para ser amado, sempre vou ser rejeitado, vou morrer sozinho…)

 2-      Crenças de desamparo (sou muito frágil em um mundo perigoso, alguma desgraça vai me acontecer e sou impotente frente a isso, não posso contar com ninguém…)

 3-      Crenças de desvalor (não consigo fazer as coisas direito, não vou ter sucesso como as outras pessoas, sou um fracassado, não tenho valor, tenho muito mais defeitos do que os outros….)

A TCC é menos “profunda” que outros tipo de terapia?

Não. Esse é um erro comum de quem não conhece a terapia cognitivo-comportamental.  A TCC tem resultados duradouros, porque modifica as crenças centrais do paciente sobre si mesmo e sobre o mundo, quando essas crenças são disfuncionais. Assim, a pessoa fica menos sujeita a cometer “erros” de intepretação que distorcem a realidade. 

Outra vertente é Terapia Racional Emotiva

  “Perturbam aos homens não as coisas, senão a opinião que têm delas.” (Epicteto)

A terapia reacional-emotivo-comportamental (TREC) é um tipo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) criada em 1955 por Albert Ellis.

Ellis era um psicólogo insatisfeito com a psicanálise por achar que ela se prendia demais a fatos pouco importantes do passado ao invés de valorizar trans Terapia Cognitivo Comportamental: O que é e como funciona?mudanças de atitude e de comportamento no presente.

Ele entendia que grande parte da nossa tristeza e depressão vinha do fato de acharmos que o mundo obrigatoriamente deve ser do jeito que queremos. Ellis enfatizava que, embora as pessoas sintam que são “o centro do universo”, cada um está somente no centro do seu próprio universo. Em outras palavras, o fato de acharmos que a vida tem de ser uma determinada maneira é uma crença que não está ancorada na realidade. Nada “tem que” ser de uma determinada forma, nem nós mesmos “temos que ser” assim ou assado. Quando entendemos isso, fica bem mais difícil chegar a sentimentos profundamente perturbadores!

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Por exemplo, podemos tentar diferenciar o que gostaríamos que acontecesse do “tem que acontecer do jeito que eu quero.”

Uma pessoa pode ficar deprimida porque “tinha que ter” passado na entrevista de emprego, e não ter passado mostra que ela é “inútil” e “fracassada”. Se a TREC for bem aplicada,essa pessoa acabará percebendo que ela gostaria de ter passado na entrevista, mas daí não se conclui que ela “tinha que ter passado”, porque não controlamos todos os eventos (por exemplo, podem ter vindo candidatos mais preparados…) e o mundo não é do jeito que a gente quer.

Da mesma forma, ela vai perceber que não ter passado em uma entrevista não é razão para se concluir que ela é “inútil” ou “fracassada”, e, principalmente, que ela pode ter ficado triste por não ter sido escolhida, mas tristeza não é depressão. Tristeza ligeira é um sentimento adequado na situação – depressão não. Tristeza é uma emoção “não perturbada” (comum, esperada naquela situação), depressão é uma “emoção perturbada”.

Outros exemplos seriam:

Emoção perturbada (vai levar a alto nível de stress) X emoção não perturbada (esperada na situação, vai passar)

Preocupação X ansiedade
Pesar X Culpa
desapontamento X vergonha
aborrecimento X raiva

Quando aprendemos a diferenciar estes sentimentos e a enfrentar as frustrações (inevitáveis) da vida com sentimentos mais saudáveis, é muito difícil que as situações adversas tenham tanto poder sobre nós!

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Juliana Garbayo

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Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Residência Médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IPUB)


Postado em por Juliana Garbayo em Tema

4 Respostas para Terapia Cognitivo Comportamental: O que é e como funciona?

  1. Bernadete M Domingues

    Adorando todo este conhecimento, já que estou iniciano o meu curso de psicologia, gostaria também de saber se você tem alguns livros para doação sei que será muito importante para mim.
    Att,

  2. Juliana Garbayo

    Olá, Bernadete! Obrigada e parabéns pelo curso de Psicologia! No momento, não tenho livros para doação não, mas se vier a ter eu aviso. Um bj

  3. Aline Gomes

    Parabéns pelo site Juliana. :)

  4. Juliana Garbayo

    Obrigada, Aline! Bj!

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